Você pode restaurar dados excluídos de um determinado usuário em um intervalo de datas especificado. Isso ajuda a assegurar que se um usuário excluir um e-mail ou arquivo do Google Drive importante acidentalmente, esses dados não sejam perdidos permanentemente.
Obs.: Se um usuário excluir um dado do Google Drive ou Gmail, o arquivo será movido para a Lixeira, onde o usuário poderá recuperá-lo facilmente. Quando o usuário esvaziar a Lixeira, o dado será excluído permanentemente. Mas é possível restaurar esses dados excluídos.
1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
Acesse a URL admin.google.com;
No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
No menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";
2. Clique em "Usuários";
3. Selecione ou pesquise o usuário em questão;
Para pesquisar, digite na barra logo abaixo do nome “Usuários”;
4. Com o cursor sobre o usuário, no canto direito clique no "Mais opções", e selecione a opção "Restaurar dados" ;
5. Selecione a data que deseja recuperar os arquivos;
Obs.: Você pode selecionar um intervalo de datas para restaurar os dados excluídos, de até no máximo 25 dias.
6. Selecione o serviço que deseja restaurar os dados, escolha entre Drive ou Gmail;
7. Clique em "Restaurar";
8. Caso esteja na página de perfil do usuário, basta clicar em restaurar dados e repetir os passos 5 até 7.
9. Você receberá a informação de que os dados estão sendo restaurados para o serviço do usuário.
Algumas observações importantes ao restaurar arquivos de usuários:
Se um usuário tiver fornecido a outro usuário acesso a qualquer item no Google Drive, quando você restaurar o item, o acesso não será restaurado. O usuário pode ativar o acesso novamente conforme necessário;
Você pode restaurar os dados de até 10 usuários simultaneamente. Para isso, selecione os usuários na página "Usuários", clique nos três pontos no canto superior direito e depois clique em "Restaurar dados";
As datas que você selecionar refletem a data na qual a mensagem foi excluída;
Se a conta do usuário que será realizada a restauração dos dados estiver com sua cota de armazenamento cheia, não será possível restaurar os dados do usuário.