Eventos de Registro Auditoria administrador

Eventos de Registro Auditoria administrador

Estes registros armazenam as alterações realizadas no painel de controle G Suite, possibilitando a posterior auditoria.

1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:

  • Acesse a URL admin.google.com;

  • No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";


  • No menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";

  

2. Ao acessar o painel de controle, vá para o “Menu principal do lado esquerdo e clique em “Relatórios”; 



3. Selecione "Auditoria e Investigação", depois "Eventos de Registro do Administrador”;

 

A página exibe as seguintes informações:

  • Evento: a ação que o administrador realizou, como adicionar um grupo à conta da sua organização ou excluir um usuário;
     

  • Descrição: os detalhes sobre a alteração, como o endereço de e-mail do novo grupo ou o nome da conta de usuário que foi excluída;
     

  • Ator: o usuário administrador que realizou o evento;
     

  • Datas: a data na qual o evento ocorreu exibida no fuso horário padrão de seu domínio;
     

  • Endereço IP: o endereço IP usado pelo administrador para fazer o login no Admin Console. Pode ser a localização física do administrador, mas não necessariamente. Pode ser, por exemplo, o endereço de um servidor proxy ou de uma rede particular virtual (VPN).


Em “Filtrar”, use a seção "Adicionar um Filtro" à esquerda para configurar a página para exibir apenas os dados que correspondem a determinados critérios. A página exibe, Nome do Evento, Descrição do evento, Administrador que executou, Data, Endereço IP


 

Obs.: O registro mostra dados quase que em tempo real (dos últimos minutos) e mantém dados de até seis meses atrás.


4. Caso tenha interesse, você pode definir um alerta para um determinado evento. Siga o passo a passo a seguir;


Obs.: Caso queira que o alerta seja feito referente ao filtro que você colocou para fazer a pesquisa, poderá permanecer com o filtro selecionado e clicar em “Criar regra de atividade”, dessa forma o filtro já estará selecionado com um dos eventos para alerta no momento em que você for configurá-lo.


Clique em:


  • Dê um nome ao alerta em “Nome da regra” e poderá colocar, opcionalmente, uma descrição. Depois disso, clique em “Próxima: Ver condições”;


  • Poderá escolher a origem dos dados para o alerta, clicando na seguinte caixa:


  • Poderá adicionar um filtro em “Filtrar” e em seguida clicando em “Adicionar um filtro”;


  • Em “Criador de condições”, você poderá adicionar a condição da regra em “Adicionar condição” com base no que deseja;


  • Ao clicar em “Adicionar condição”, escolha o atributo, após selecionar o atributo, escolha um operador e digite ou selecione qual seria o atributo que escolheu;


  • Em seguida, clique em “Próximo: Adicionar ações”;


5. Especifique as ações automatizadas e com que frequência a regra deve ser usada. Você pode criar vários limites e várias ações por limite;


  • Em “Visualização”, você poderá verificar o que ocorreu durante o período selecionado, exemplo: “Intervalo de 24 horas”;



  • Abaixo, em “Limite”, poderá selecionar um limite em um determinado período, e caso atinja a contagem selecionada, uma ação irá ocorrer;



  • Caso queira mudar o período para ativar uma determinada ação, poderá selecionar o período clicando em “A cada 24 horas” e aparecerá outra opção de período;

  • Caso deseje, poderá alterar a contagem para que, caso chegue a contagem que você colocar, a ação que iremos selecionar aconteça; 


  • Após isso, poderá selecionar a ação que ocorrerá, caso o período que você selecionou a contagem que adicionou atinja. Caso queira mais de uma ação, poderá clicar em “Adicionar ação


  • Após isso, selecione um nível de gravidade de acordo com as necessidades da empresa;


  • Caso queira, poderá clicar em “Enviar para a Central de alertas”. Recomendamos ativar essa configuração;


  • Poderá também clicar em “Enviar notificações por e-mail” para os superadministradores do domínio e/ou para algum outro usuário (apenas escrever o nome ou e-mail no campo abaixo de "Adicionar destinatários ao e-mail"), lembrando que você pode adicionar mais de um destinatário, basta escrever o nome ou e-mail, selecionar o usuário em questão e depois escrever os outros;


6. Após fazer as alterações que deseja, clique em “Próximo: Revisar”;


  • Poderá revisar o que selecionou anteriormente e também selecionar o status da regra de acordo com suas necessidades;


7. Após finalizar, clique em “Criar regra”;


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