Por padrão, as pessoas na sua organização do Google Workspace podem trocar mensagens com qualquer endereço de e-mail. No entanto, pode ser necessário restringir os endereços ou domínios com os quais seus usuários podem trocar mensagens. Por exemplo, uma escola pode permitir que os alunos troquem mensagens com os professores, a equipe e os outros alunos, mas não com pessoas de fora.
Veja o que acontece quando você restringe endereços ou domínios:
Recebimento: os usuários só podem receber mensagens de endereços ou domínios autorizados. As mensagens enviadas de domínios não autorizados, ou as mensagens de domínios listados que não podem ser verificadas usando registros DKIM ou SPF, são devolvidas ao remetente com uma mensagem sobre a política de restrição.
Envio: os usuários que enviarem mensagens para um domínio não autorizado receberão uma mensagem de rejeição explicando por que o e-mail não foi enviado.
Observação: para permitir o envio de e-mails internos entre os usuários da organização (o conjunto de domínios associados à sua empresa ou escola), você precisa marcar a caixa de seleção Ignorar esta configuração para mensagens internas.
As restrições à entrega de e-mails são aplicáveis a todos os usuários na unidade organizacional. Você pode configurar diferentes políticas de restrição para cada organização.
1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
Acesse painel de controle através da URL admin.google.com, em seguida se autenticar com login e senha;
No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
No menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";
2. Acesse "Apps";
3. Acesse "Google Workspace";
4. Selecione a opção "Gmail";
5. Desça até o final da página, e lá selecione "Compliance";
6. Desça a página ou pesquise por "Restringir entrega". Ao encontrá-la, coloque o cursor em cima e selecione "Configurar" e caso você já possua uma restrição, clique em "Editar" ou "Adicionar outra regra";
7. Digite uma descrição (opcional) em “Restringir entrega”;
No passo 1, selecione "Usar lista já existente ou criar/editar lista";
Obs.: Caso queira editar uma lista já existente, clique em “Criar ou editar lista”, irá para uma nova aba, localize nessa aba a lista já existente, sem seguida passe o cursor em cima e clique em “Editar”;
Uma aba irá aparecer, então você pode adicionar novos endereços em “Adicionar endereço”, retirar a autenticação necessária clicando em e também pode excluir endereços que já estavam inclusos passando o cursor em cima do endereço em questão e clicar em “Excluir”, após fazer as alterações que deseja na lista já existente, clique em “Salvar”;
8. Você pode tanto usar uma já existente como mostrado na etapa 7 (caso já tenha uma) quanto criar uma nova. Caso vá criar uma nova, clique em “Criar ou editar lista”, caso não vá criar uma nova pule para a etapa 11;
9. Após clicar na opção em “Criar ou editar lista”, irá aparecer uma nova aba, role para baixo e clique em “Adicionar lista de endereços”;
10. Após isso, insira o nome da lista e pesquise o endereço ou clique em “Adicionar endereço”. Caso a conta de envio não tenha registros DKIM e SPF, desmarque a caixa "Autenticação necessária (somente e-mails recebidos)", então clique em “Salvar”;
11. Após salvar, volte para a aba anterior e clique em “Usar lista já existente”, então selecione o nome da lista criada e feche a aba;
No passo 2 (opcional) Insira uma mensagem personalizada que será entregue aos usuários que infrinjam a regra.
No passo 3 (opcional) Marque essa caixa de seleção para ignorar esta configuração para mensagens internas, caso deseje.
9. Após finalizar, clique em “Salvar”.