Como funciona
No Google Drive para computador, você faz o streaming dos arquivos do Drive diretamente da nuvem para seu Mac ou PC, liberando espaço em disco e largura de banda da rede. Como os arquivos do Drive são armazenados na nuvem, as alterações feitas por você ou pelos seus colaboradores serão atualizadas automaticamente em todos os lugares. Você sempre terá a versão mais recente.
Também é possível disponibilizar arquivos do Drive para acesso off-line. Esses arquivos armazenados em cache serão sincronizados com a nuvem quando você estiver on-line, para que a versão mais recente esteja disponível em todos os seus dispositivos.
Instalar ou implantar o Google Drive para computador
1. Confirme que o Drive File Stream funcionará na sua organização. Você pode usar o Drive File Stream nestes sistemas operacionais:
Windows: Somente válido para Windows 10 e versões mais recentes. As edições do Windows Server não são compatíveis.
Mac: Válido para macOS Catalina 10.15.7 e versões mais recentes. A partir de 1º de junho de 2024, os usuários do macOS 10.15.7 não vão mais receber atualizações no app. Ele deixará de funcionar em junho de 2025.
Saiba mais sobre a versão do macOS, clique aqui.
2. Ative a sincronização para sua organização se ainda não tiver feito isso. Permita o Google Drive para computador e especifique se os usuários poderão ver os links de download desse recurso;
3. Instale-o no computador de cada usuário usando uma destas opções:
→ Permita que cada usuário instale o Google Drive para computador no próprio computador.
Instalando no Windows:
a. Faça o download do GoogleDriveSetup.exe;
b. Execute o instalador;
c. Clique em Instalar;
Aguarde enquanto enquanto está sendo instalado, e em seguida clique em fazer “Iniciar”;
Clique em “Iniciar” novamente faça o login na conta que deseja;
Aguarde o login ser realizado e irá aparecer a seguinte tela, clique em “Próxima” e depois em “Próxima” novamente;
(Opcional) Você pode escolher sincronizar as pastas do computador com seu drive ou clicar em “Pular”. Caso selecione alguma pasta, clique em “Próxima”;
(Opcional) Poderá também escolher pastas para fazer o backup de fotos;
Após escolher, caso queira, clique em “Próxima”;
Serão mostradas as pastas que serão sincronizadas com o Drive ou armazenadas em Backup no Google Fotos, caso tenha selecionado alguma pasta de fotos. Após isso, clique em “Abrir o Drive”;
Após finalizar as configurações anteriores, você poderá ter acesso as pastas do seu Google Drive de forma local no gerenciador de arquivos do Windows.
Instalado no Mac:
a. Faça o download do GoogleDriveFileStream.dmg;
b. Execute o instalador;
c. (Recomendado) Exclua os aplicativos Drive para Mac/PC e Backup e sincronização.
d. (Opcional) Exclua a pasta do Google Drive em ~/Google Drive. Tenha cuidado ao excluir essa pasta porque ela pode ter conteúdo ainda não salvo ou sincronizado.
O Drive para computador vem com o Google Update (Windows) ou o Google Software Update (Mac) para ser atualizado automaticamente nos computadores dos usuários. Para desativar as atualizações automáticas, dependendo do dispositivo e do sistema do seu usuário, siga as etapas em Configurar as atualizações automáticas (Windows) ou Gerenciar atualizações do Chrome (CBCM).
Se você tiver problemas para instalar o Drive para computador, reinicie o computador e tente novamente.
Dica: como administrador, você pode acessar informações sobre a instalação do Drive para computador no Admin Console. É possível verificar o número da versão, a data da última sincronização ou a quantidade de dados off-line em um dispositivo.