Você pode escolher quais aplicativos de terceiros os usuários poderão instalar no Google Workspace Marketplace. Para domínios educacionais, o padrão é não permitir que os usuários instalem aplicativos de terceiros. Para todos os outros domínios, o padrão é permitir que os usuários instalem qualquer aplicativo disponível no Google Workspace Marketplace.
Para permitir apenas alguns aplicativos de terceiros, você pode adicionar aplicativos específicos a uma lista de permissões. Seus usuários só poderão instalar os aplicativos na lista de permissões.
Observação importante! Colocar aplicativos na lista de permissões não afeta os aplicativos instalados, só bloqueia novas instalações.
Para especificar os aplicativos do Google Workspace Marketplace que os usuários podem instalar:
Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
Acesse a URL admin.google.com;
No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
No menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";
2. Clique no ícone "Apps";
3. Em seguida, no ícone de “Apps do Google Workspace Marketplace” clique em “Gerenciar”;
4. Após isso, ele vai te direcionar para a tela de Gerenciamento de acesso aos apps, nela, escolha uma opção:
Permitir que os usuários instalem e executem qualquer app do Marketplace
Permitir que os usuários instalem e executem apps da lista de permissões do Marketplace
Não permitir que os usuários instalem e executem apps do Marketplace
5. Se você estiver alterando a configuração, clique em "Salvar".
Para colocar na lista de permissões, siga as etapas abaixo:
6. Clique em "Gerenciar lista de permissões";
7. Clique em + para exibir uma lista dos aplicativos disponíveis;
8. Marque a caixa ao lado dos aplicativos que você deseja adicionar e clique em "Colocar na lista de permissões";
9. Clique em "Confirmar".
Obs.: A lista de aplicativos disponíveis para adição à lista de permissões não corresponde à lista de todos os aplicativos disponíveis no Google Workspace Marketplace. Ela mostra apenas os aplicativos disponíveis para os usuários que não são administradores. Caso você queira disponibilizar um aplicativo para esses usuários, entre em contato com o desenvolvedor para ativá-lo para todos.
Remover aplicativos de uma lista de permissões
Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
Acesse a URL admin.google.com;
No Gmail, clique na engrenagemno canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
No menu de aplicativos do Google , selecione a opção "Administrador";
2. Clique no ícone "Apps";
3. Em seguida, no ícone de “Apps do Google Workspace Marketplace” clique em “Gerenciar”;
5. (Opcional) Se ainda não tiver selecionado, selecione a opção "Permitir que os usuários instalem apenas aplicativos do Google Workspace Marketplace na lista de permissões" e clique em "Salvar";
6. Clique em "Gerenciar lista de permissões";
7. Marque a caixa ao lado dos aplicativos que você deseja remover e clique em; .
8. Clique em "Confirmar''.
Acesse e cadastre-se no Newsletter de nosso Blog e receba os alertas sobre novidades, dicas, e informações sobre o Google Workspace: blog.safetec.com.br