Depois que você escolher uma solução de sincronização, ative-a para sua organização e decida se os usuários podem fazer o download de links na interface do Drive.
1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
Acesse a URL admin.google.com;
No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
Clique no menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";
2. Clique em Apps;
3. Clique em "Google Workspace";
4. Clique em "Drive e Documentos";
5. Clique em "Google Drive para computador";
6. Se você usa o Enterprise, o Business, o for Education ou a edição para organizações sem fins lucrativos, selecione a unidade organizacional desejada. Saiba mais sobre as edições do Google Workspace;
Caso contrário, suas configurações serão aplicáveis à organização inteira.
7. Ative o Drive para computador, o Backup e sincronização, esses dois aplicativos ou nenhum deles:
Para ativar o Drive para computador, marque a caixa “Permitir o Google Drive para computador na sua organização”.
Para ativar o acesso apenas em dispositivos autorizados, marque a caixa “Só permitir o Google Drive para computador apenas em dispositivos autorizados”.
Para permitir que o Google Drive na Web promova a instalação do Drive para computador para os usuários, marque a caixa “Mostrar o link de download do Google Drive para computador”. Os usuários precisam ter privilégios de administrador nos computadores para instalar.
Para permitir que os usuários saibam quem está editando arquivos do Microsoft Office compartilhados, marque a caixa “Permitir que os usuários ativem o acesso em tempo real no Microsoft Office usando o Google Drive para computador”.
(Opcional, recomendado) Marque “Permitir o Google Drive para computador na sua organização”;
Se você permitir o Google Drive para computador, também poderá marcar “Mostrar o link de download do Google Drive para computador”. O link de download aparece no Drive na Web. Desmarque essa caixa se você implantar o Google Drive para computador como administrador.
Ativar ou desativar o Backup e sincronização*:
• Em “Opções de sincronização”, escolha “Permitir que sua organização use determinados recursos de sincronização no Google Drive para computador” para permitir o Backup e sincronização.
Permitir os dois aplicativos ou nenhum aplicativo de sincronização
Na etapa 5 acima, você pode permitir o Google Drive para computador e o Backup e sincronização ou nenhum desses aplicativos. Estas são considerações importantes:
Se você permitir o Google Drive para computador e o Backup e sincronização
Se um usuário executar o Google Drive para computador e o Backup e sincronização (ou Drive para Mac/PC) ao mesmo tempo, ele receberá uma solicitação para interromper a sincronização de Meu Drive no Backup e sincronização (ou no Drive para Mac/PC).
Se os usuários atenderem a essa solicitação, eles só poderão acessar o Meu Drive usando o Google Drive para computador, o que:
• Libera espaço em disco;
• Melhora o desempenho;
• Fornece uma experiência do usuário com uma única forma preferencial de acessar Meu Drive.
Se os usuários não atenderem a essa solicitação, eles irão acessar o Meu Drive usando o Google Drive para computador e também sincronizarão Meu Drive usando o Backup e sincronização, o que:
• Não libera espaço em disco, como acontece quando apenas o Google Drive para computador é usado;
• Pode causar confusão, porque os usuários veem diversas instâncias da pasta do Google Drive e dos respectivos arquivos.
Se você tentar mostrar links para o download dos dois aplicativos, apenas o link do Google Drive para computador será mostrado.
Se você não permitir o uso de aplicativos de sincronização
Todos os outros componentes do Drive ainda estão disponíveis. Apenas a sincronização está desativada. Os usuários ainda podem fazer o upload e o download de arquivos manualmente no Drive na Web, além de acessar Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários.
Para desativar todos os componentes do Drive e os editores de arquivos Google, desative o Drive.
E agora, o que fazer?
Para instalar uma solução de sincronização e ajudar seus usuários a dar os primeiros passos, implante o Google Drive para computador.