O registro de auditoria do token OAuth armazena informações sobre todas as vezes que um aplicativo de terceiros para dispositivos móveis ou da Web é autorizado a acessar os dados da Conta do Google dos usuários da organização, como os contatos, o Agenda e os arquivos do Drive.

Por exemplo, quando um usuário inicia um aplicativo do Google Marketplace que você instalou no seu domínio, o registro do token armazena o nome do aplicativo, a pessoa que o utilizou e o escopo do acesso aos dados solicitado pelo aplicativo. Isso permite que você controle quais usuários estão usando quais aplicativos e quando eles fazem isso.

1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:

  • Acesse a URL admin.google.com;

  • No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar este domínio";

 

  • No menu de aplicativos do Google, clique em "Mais" e selecione a opção "Administrador";

2. Clique em "Relatórios", caso não apareça na tela inicial, clique em "Mais controles";

Obs.: Caso a opção "Relatórios" não seja mostrada de nenhuma das duas formas citadas acima, talvez você não possua a permissão de administrador necessária (Superadministrador).

Para adquirir essa permissão será necessário entrar em contato com o administrador superior do seu painel e pedir para que o mesmo habilite a função de Superadministrador, através deste link  é possível ver o processo etapa por etapa.


3. Do lado esquerdo da tela, busque pela aba de "Auditoria", depois clique em "Token"; 

 

4. A página pode exibir as seguintes informações:

  • Nome do evento: A ação executada pelo usuário, como autorizar ou revogar;
     

  • Nome do usuário: O LDAP do usuário para o qual o acesso foi autorizado ou revogado;
     

  • Nome do aplicativo: O aplicativo para o qual o acesso foi autorizado ou revogado;
     

  • ID de cliente: O ID de cliente OAuth do aplicativo para o qual o acesso foi autorizado ou revogado;
     

  • Escopo: Os escopos aos quais o acesso foi autorizado ou revogado;
     

  • Endereço IP: O endereço IP do usuário para o qual o acesso foi autorizado ou revogado;
     

  • Intervalo de data e hora: Data e hora de início e término de eventos listados.


5.  Adicione um filtro na barra de pesquisa acima da tabela para poder pesquisar melhor e encontrar o usuário desejado;



Obs.: Também é possível usar a seção "Filtros" para criar e configurar um alerta personalizado. Os alertas personalizados não usam o período. Escolha um nome de evento na lista suspensa e os outros filtros e clique no botão  "DEFINIR ALERTA". Na janela "Definir alerta:", você pode adicionar um nome de alerta personalizado, marcar a caixa "Superadministrador(es)" ou adicionar e-mails de usuário de outros destinatários. Depois de configurar seu alerta personalizado, clique no botão "SALVAR".


6. Para gerenciar as colunas e definir a ordem e quais colunas devem aparecer, clique na engrenagem  no canto superior direito da tabela e apague e mova as colunas desejadas.

 

 

 

A página memoriza as colunas escolhidas e mostrará essas colunas na próxima vez que você utilizar o relatório novamente.


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