Por padrão, os usuários no seu domínio podem trocar mensagens de e-mail com qualquer endereço de e-mail. No entanto, em alguns casos, talvez você queira restringir os endereços ou os domínios com os quais seus usuários trocam mensagens.

 Veja o que acontece quando você restringe endereços ou domínios:

  • Recebimento: os usuários só podem receber mensagens de endereços ou domínios autorizados. As mensagens enviadas de domínios não autorizados, ou as mensagens de domínios listados que não podem ser verificadas usando registros DKIM ou SPF, são devolvidas ao remetente com uma mensagem sobre a política de restrição.

  • Envio: os usuários que enviarem mensagens para um domínio não autorizado receberão uma mensagem de rejeição explicando por que o e-mail não foi enviado.

Observação: para permitir o envio de e-mails internos entre os usuários da organização (o conjunto de domínios associados à sua empresa ou escola), você precisa marcar a caixa de seleção Ignorar esta configuração para mensagens internas.

As restrições à entrega de e-mails são aplicáveis a todos os usuários na unidade organizacional. Você pode configurar diferentes políticas de restrição para cada organização.


1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:

  • Acesse o painel de controle através da URL admin.google.com, em seguida se autenticar com login e senha;


  • No Gmail, clique na engrenagemScreenshot 2020-03-02 at 11.06.12.pngno canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";



  • No menu de aplicativos do GoogleScreenshot 2020-03-13 at 15.26.53.png, clique em "Google Apps" e selecione a opção "Administrador";


2. Acesse “Apps”;


3. Clique em “Google Workspace”;


4. Selecione a opção "Gmail";

 

5. Desça até o final da página, e lá selecione "Compliance";


6. Desça a página até ou pesquise por "Restringir entrega". Ao encontrá-la, coloque o cursor em cima e selecione "Configurar" e caso você já possua uma restrição, clique em "Editar" ou "Adicionar outra";

7. Escolha um nome para sua restrição.


 


  • No passo 1, selecione "Usar existente ou criar uma nova"; 

8. Você pode tanto usar uma já existente (caso já tenha uma) quanto criar uma nova:

 


 

        


 9. Após selecionar uma restrição (no nosso caso "Vendas ST" é o nome da restrição), coloque o cursor sobre ela e selecione "Editar";

 

10. Então uma telinha abrirá. Clique em   "Adicionar endereco". Digite os endereços de e-mail e caso a conta de envio não tenha registros DKIM e SPF, desmarque a caixa "Exigir autenticação do remetente",



 11. Após terminar de inserir os endereços, aperte em salvar.


  •     No passo 2 (opcional) Insira uma mensagem personalizada que será entregue aos usuários que infrinjam a regra.

  •     No passo 3 (opcional) Marque essa caixa de seleção para ignorar restrições a e-mails enviados dentro da sua organização.

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