O objetivo deste tutorial é ensinar a administradores a inserir remetentes confiáveis para que não sejam marcados como Spam. Certifique-se que o remetente é realmente confiável e sejam importantes as mensagens deles provenientes. Recomendamos que esta regra seja configurada apenas se mensagens importantes de um remetente de sua inteira confiança estejam sendo marcadas como spam.


1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:

  • Acesse painel de controle através da URL admin.google.com, em seguida se autenticar com login e senha;


  • No Gmail, clique na engrenagemScreenshot 2020-03-02 at 11.06.12.pngno canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";



  • No menu de aplicativos do GoogleScreenshot 2020-03-13 at 15.26.53.png, clique em "Google Apps" e selecione a opção "Administrador";

2. Acesse “Apps”;


3. Clique em “Google Workspace”;


4. Clique em Gmail;



4. Clique em "Spam, phishing e malware";

5. No canto esquerdo selecione qual organização será afetada. Caso queira que seja aplicada a todos os usuários, selecione a organização principal;

6. Vá até a opção "Spam" e clique em "Configurar". Caso já possua alguma configuração de Spam, passe o cursor sobre a configuração e clique em "Adicionar outro";

Obs.: Em alguns casos, mensagens com spam enviadas de remetentes aprovados podem ser marcadas como spam e entregues na pasta "Spam". Além disso, se uma mensagem de um remetente aprovado contiver vírus ou fizer parte de um ataque por e-mail, os filtros de vírus do Google não impedirão que ela chegue aos seus usuários.

7. Dê um nome à regra de spam que será criada;

8. Marque a opção "Ignorar filtros de spam para mensagens recebidas de remetentes internos." e também "Ignorar filtros de spam para mensagens recebidas de endereços ou domínios dentro destas listas de remetentes aprovados.". Clique em "Usar existente ou criar uma nova";

Obs.: Para ativar filtros de spam mais agressivos para e-mails em massa, marque a caixa "Ser mais rigoroso ao filtrar spam". Para enviar as mensagens de spam na quarentena, marque a opção "Colocar na quarentena administrativa" e selecione a quarentena desejada.


9. Dê um nome a lista e clique em "Criar";

10. Na lista recém criada clique em "Editar";

11. Clique em "Adicionar", insira o endereço ou domínio que seja liberar e clique em "Salvar";


Obs.: Para adicionar mais de um endereço ou domínio, repita este passo quantas vezes forem necessárias para adicionar todos os endereços e domínios.

Ex.:  Para adicionar os domínios safetec.com.braprovado.com.br e teste.safetec.com.br como endereços confiáveis:


12.  Clique em "Salvar".


Acesse e cadastre-se no Newsletter de nosso Blog e receba os alertas sobre novidades, dicas, e informações sobre o Google Workspace: blog.safetec.com.br