O objetivo deste tutorial é ensinar a administradores a inserir remetentes confiáveis para que não sejam marcados como Spam. Certifique-se que o remetente é realmente confiável e sejam importantes as mensagens deles provenientes. Recomendamos que esta regra seja configurada apenas se mensagens importantes de um remetente de sua inteira confiança estejam sendo marcadas como spam.
1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
- Acesse painel de controle através da URL admin.google.com, em seguida se autenticar com login e senha;
No Gmail, clique na engrenagemno canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
- No menu de aplicativos do Google, clique em "Google Apps" e selecione a opção "Administrador";
2. Acesse “Apps”;
3. Clique em “Google Workspace”;
4. Clique em Gmail;
4. Clique em "Spam, phishing e malware";
5. No canto esquerdo selecione qual organização será afetada. Caso queira que seja aplicada a todos os usuários, selecione a organização principal;
6. Vá até a opção "Spam" e clique em "Configurar". Caso já possua alguma configuração de Spam, passe o cursor sobre a configuração e clique em "Adicionar outro";
Obs.: Em alguns casos, mensagens com spam enviadas de remetentes aprovados podem ser marcadas como spam e entregues na pasta "Spam". Além disso, se uma mensagem de um remetente aprovado contiver vírus ou fizer parte de um ataque por e-mail, os filtros de vírus do Google não impedirão que ela chegue aos seus usuários.
7. Dê um nome à regra de spam que será criada;
8. Marque a opção "Ignorar filtros de spam para mensagens recebidas de remetentes internos." e também "Ignorar filtros de spam para mensagens recebidas de endereços ou domínios dentro destas listas de remetentes aprovados.". Clique em "Usar existente ou criar uma nova";
Obs.: Para ativar filtros de spam mais agressivos para e-mails em massa, marque a caixa "Ser mais rigoroso ao filtrar spam". Para enviar as mensagens de spam na quarentena, marque a opção "Colocar na quarentena administrativa" e selecione a quarentena desejada.
9. Dê um nome a lista e clique em "Criar";
10. Na lista recém criada clique em "Editar";
11. Clique em "Adicionar", insira o endereço ou domínio que seja liberar e clique em "Salvar";
Obs.: Para adicionar mais de um endereço ou domínio, repita este passo quantas vezes forem necessárias para adicionar todos os endereços e domínios.
Ex.: Para adicionar os domínios safetec.com.br; aprovado.com.br e teste.safetec.com.br como endereços confiáveis:
12. Clique em "Salvar".
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