Você pode excluir as contas do Google Apps que pertenciam a usuários que saíram da sua organização. A exclusão da conta de um usuário exclui os dados do usuário do Google Apps (inclusive as mensagens do Gmail e os dados da agenda) e bloqueia o usuário, impedindo que ele acesse os serviços do Google Apps da organização, inclusive os arquivos deles no Google Drive.


1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:

  • Acesse painel de controle através da URL admin.google.com, em seguida se autenticar com login e senha;


  • No Gmail, clique na engrenagemScreenshot 2020-03-02 at 11.06.12.pngno canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";



  • No menu de aplicativos do GoogleScreenshot 2020-03-13 at 15.26.53.png, clique em "Google Apps" e selecione a opção "Administrador";

 

2. Você tem duas maneiras de realizar esse procedimento;

  • OPÇÃO 1: Clique no ícone de “Usuários”

  • OPÇÃO 2: Ou como pretende excluir um usuário, logo abaixo na página inicial do painel aparece a opção de “Excluir um usuário”

Logo em seguida será apresentada uma tela para que digite o nome do usuário que deseja excluir, digite o nome ou e-mail do usuário que pretende excluir, caso escolha essa opção, pule diretamente para a etapa 5


3. Clique no usuário que deseja excluir. Caso deseje excluir mais de um usuário por vez, selecione os usuários clicando no quadrado ao lado do nome de cada perfil e clique no ícone  e  selecione "Excluir usuários selecionados" no canto superior direito da tela;

 

 

Dica: No caso de todos os usuários que pretende excluir pertencerem à mesma unidade organizacional, selecione a unidade organizacional no canto esquerdo da tela. Em seguida, selecione o(s) usuário(s) que deseja excluir.

4. Coloque o cursor sobre o usuário, clicando em "Mais" e em seguida em "Excluir usuário";

5. Em seguida será apresentada uma tela para a exclusão do usuário, nesta tela é preciso considerar certas preferências, que são:

  • Caso deseje realizar a transferência de propriedade dos arquivos do Google Drive, da Agenda, Contas de marca e/ou Data Studio (Caso não deseje, pule para a parte 6)

    • Marque a opção “Drive”(marque também a opção “Incluir arquivos não compartilhados com todos”)

    • Marque a opção “Agenda" (marque também a opção "Também liberar todos os recursos da agenda reservados em eventos organizados pelo usuário")

    • Marque a opção "Data Studio" (marque também a opção "Incluir recursos não compartilhados com outras pessoas"). 


Para saber mais sobre como gerenciar a agenda de ex- funcionários, clique aqui

Lembrando que essa opção não realiza a migração dos e-mails da conta. Caso deseje realizar a migração dos e-mails siga os passos descritos neste link.


Na área de "Transferir para" digite o endereço de e-mail do novo proprietário dos arquivos. Por último, clique em "Excluir".


6. Caso não queira transferir arquivos do Google DriveAgenda, Contas de marca ou Data Studio, marque a opção Não transferir os dados e clique em "Excluir";

Screenshot 2020-08-28 at 10.47.38.png

 

Obs.: Escolhendo a opção de não transferir os dados do usuário prestes a ser excluído, é importante saber que todos os dados associados a conta do usuário serão excluídos, assim como os dados do Vault relacionados a esse usuário. Para saber mais, clique aqui.

O que acontece com os dados do usuário excluído?

  • E-mail: Todas as mensagens da conta do usuário são excluídas após cinco dias;

  • Google Agenda: A agenda principal do usuário é excluída após cinco dias. Agendas compartilhadas criadas pelo usuário não são excluídas. No entanto, para que outro usuário possa continuar a gerenciar uma agenda compartilhada, é preciso conceder permissão ao outro usuário para "Fazer alterações e gerenciar compartilhamento" na agenda compartilhada;

  • Arquivos do Google Drive: os arquivos do usuário no Google Drive são excluídos após cinco dias, a menos que você os transfira quando excluir o usuário, como descrito acima, a menos que você os transfira quando excluir o usuário;

  • Google Vault: todas as regras de retenção e as retenções aplicáveis ao usuário são removidas. Todos os dados do usuário são excluídos do Google Vault no prazo de 30 dias;

  • Páginas de sites: As páginas de sites criadas pelo usuário não são excluídas. Entretanto, como administrador, você pode remover os sites;

  • Serviços que não fazem parte do grupo de serviços principais: O conteúdo dos serviços que não fazem parte do grupo de serviços principais do usuário (como o YouTube e os Álbuns do Picasa) é excluído.
     

7. É possível excluir o usuário diretamente pela página de perfil do usuário. Basta clicar no usuário, seguindo do ponto 1 ao 3. Em seguida, clique sobre os três pontinhos "Mais" no canto inferior esquerdo da tela. Após abrir as opções, clique em "Excluir usuário". Agora é só repetir os passos 5 ou 6.