Os complementos do Documentos Google são ferramentas criadas por desenvolvedores externos usando o Script do Google Apps. Você ou seus usuários podem instalar complementos para ter mais funcionalidades em Documentos, Planilhas e Formulários Google.
Os exemplos de complementos incluem sistemas de aprovação de documentos, aplicativos de assinatura digital, aplicativos de mala direta ou pacotes de funções financeiras personalizadas para planilhas. Após a instalação, os usuários podem optar por ativar um complemento em documentos específicos, em todos os documentos ou em nenhum deles.
A configuração do Admin Console para complementos controla Documentos, Planilhas e Formulários, sem a necessidade de configurações separadas para cada tipo de documento. Os complementos não estão disponíveis para outros tipos de documentos.
Observação: A configuração do Admin Console para complementos controla apenas se os usuários podem instalar complementos da loja de complementos (acessada no menu Complementos no Documentos, Formulários e Planilhas Google). Essa configuração não afeta a possibilidade de os usuários instalarem complementos do Google Workspace Marketplace. Também é possível controlar o que os usuários podem instalar do Google Workspace Marketplace.
Para ativar complementos na sua organização, basta seguir as seguintes orientações:
1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
- Acesse o painel de controle através da URL admin.google.com, em seguida se autenticar com login e senha;
No Gmail, clique na engrenagemno canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
- No menu de aplicativos do Google, clique em "Google Apps" e selecione a opção "Administrador";
2. Acesse “Apps”;
3. Clique em “Google Workspace”;
4. Selecione a sessão, “Drive e Documentos”;
5. Clique em Recursos e Aplicativos;
6. Clique em Complementos e marque a opção "Permitir que os usuários instalem complementos do Documentos Google da loja de complementos";
7. Clique em "Salvar";
Depois que você altera a configuração, as alterações levam até 24 horas para entrar em vigor em documentos já abertos e só ficam visíveis quando os documentos são atualizados ou reabertos.
Caso tenha interesse em não permitir que os usuários instalem outros complementos do Google Workspace Marketplace, desmarque a opção "Permitir que os usuários instalem complementos do Documentos Google da loja de complementos";
Implantar complementos específicos
Acesse e cadastre-se no Newsletter de nosso Blog e receba os alertas sobre novidades, dicas, e informações sobre o Google Workspace: blog.safetec.com.br