A verificação em duas etapas acrescenta uma camada extra de segurança à sua Conta do Google, reduzindo drasticamente a possibilidade de suas informações pessoais serem roubadas por outra pessoa. Para invadir uma conta com a verificação em duas etapas, as pessoas mal-intencionadas teriam não apenas que saber sua senha e seu nome de usuário, mas também teriam que estar com seu smartphone ou sua chave de segurança. A verificação em duas em que é enviado um código de verificação via SMS ou chamada telefônica é a padrão, porém você também pode configurar outras formas de verificação, como o uso do aplicativo do Google Authenticator, o pop-up do Google, solicitando que você conceda ou negue o acesso à conta, ou até mesmo uma chave de segurança (FIDO U2F).


 

Quais os tipos de autenticação em duas etapas os usuários podem configurar

  • Código de Verificação via SMS ou chamada telefônica
     

  • Código de verificação pelo aplicativo Google Authenticator: Um Android, BlackBerry, ou dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch ou iPad com iOS 5.0 ou posterior). Estes dispositivos usam o aplicativo para gerar o código de verificação;
     

  • Solicitação do Google: Um Android atualizado ou iPhone (5S ou posterior) com o aplicativo do Google instalado. Receba uma solicitação do Google no seu smartphone e toque em "Sim" para fazer login.
     

  • Utilizar uma Chave de Segurança

    Obs: A verificação em duas etapas não pode ser usada para contas que usam um serviço SAML de logon único (SSO). Consulte o Serviço SAML de SSO para o G Suite.



Para ativar a autenticação em duas etapas


1. No menu de aplicativo do Google, selecione "Conta";


2. Clique na opção "Segurança";

3. Em "Como fazer login no Google", clique em "Verificação em duas etapas";

Obs.: Caso não apareça a opção "Verificação em duas etapas", é necessário ativar esta opção no painel de controle 


4. Na página "Verificação em duas etapas" carregada, clique em "Primeiros passos";


5. Na página carregada, insira sua senha novamente;

 

6. Insira o número de telefone com o DDD que deseja utilizar;

 

 

 

Obs.: O Google usará este número para enviar códigos de verificação para você. Não use um número do Google Voice. Podem ser cobradas tarifas padrão para o envio de mensagens e dados.


7. Agora escolha como deseja receber os códigos;

 

Obs.: Recomendamos que seja marcada a opção "Mensagem de texto" (SMS).


8. Clique em "Próxima"


9. Insira o código de verificação que foi enviado para o número que você informou no passo anterior;

 

Obs.: Caso não tenha recebido o código clique em "Reenviar".


10. Clique em "Próxima";


11. Clique em "Ativar";

Pronto! A partir de agora todas as vezes que você realizar o login em sua conta, será enviado um código para o celular cadastrado por você.


Para configurar os outros tipos de verificação em duas etapas



 App Google Authenticator


1. Siga os passos acima (1 à 3);


2. Em "Verificação segunda etapa", localize "App Google Autenticador";

3. Clique em "Configurar";

4. Selecione o tipo de smartphone que você possui e clique em "Próxima";

5. Agora siga os passos indicados para configurar o Google Authenticator. Após terminar, clique em "Próxima";

6. Digite o código de 6 dígitos que é mostrado no Google Authenticator e clique em "Confirmar";

Pronto! Agora, todas as vezes que você realizar o login em sua conta, poderá utilizar o aplicativo do Google Authenticator para obter o código de verificação.

 

→ Solicitação do Google


1. Siga os passos acima (1 à 3);


2. Em "Configurar segunda etapa alternativa", localize "Solicitação do Google";

3. Clique em "Adicionar telefone";

4. No pop-up aberto, clique em "Primeiros passos";

5. Siga as instruções para configurar o seu smartphone;

6. Após configurar seu smartphone, clique em "Clique aqui para tentar novamente" e clique em "Próxima";

7. Agora faça um teste, desbloqueie seu telefone e toque em "Sim" na solicitação do Google para continuar;



Pronto! Agora todas as vezes que você realizar o login em sua conta, será solicitado pelo Google para conceder ou negar o acesso à conta.



Obs.: Caso você acesse sua conta G Suite usando os aplicativos "Mail, "Google Agenda" ou "Contatos" em seu iPhone, iPad ou Mac, "Mail" em seu BlackBerry ou Windows Phone, é necessário reconectar os aplicativos a sua conta do Google, gerando uma "Senha de App".


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