A verificação em duas etapas acrescenta uma camada extra de segurança à sua Conta do Google, reduzindo drasticamente a possibilidade de suas informações pessoais serem roubadas por outra pessoa. Para invadir uma conta com a verificação em duas etapas, as pessoas mal-intencionadas teriam não apenas que saber sua senha e seu nome de usuário, mas também teriam que estar com seu smartphone ou sua chave de segurança. A verificação em duas em que é enviado um código de verificação via SMS ou chamada telefônica é a padrão.
Quais os tipos de autenticação em duas etapas os usuários podem configurar
Código de Verificação via SMS ou chamada telefônica
Código de verificação pelo aplicativo Google Authenticator: Um Android, BlackBerry, ou dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch ou iPad com iOS 5.0 ou posterior). Estes dispositivos usam o aplicativo para gerar o código de verificação;
Solicitação do Google: Um Android atualizado ou iPhone (5S ou posterior) com o aplicativo do Google instalado. Receba uma solicitação do Google no seu smartphone e toque em "Sim" para fazer login.
Utilizar uma Chave de Segurança
Obs: A verificação em duas etapas não pode ser usada para contas que usam um serviço SAML de logon único (SSO). Consulte o Serviço SAML de SSO para o G Suite.
Para ativar a autenticação em duas etapas
1. No menu de aplicativo do Google, selecione "Conta";
2. Clique na opção "Segurança";
3. Em "Como fazer login no Google", clique em "Verificação em duas etapas";
Obs.: Caso não apareça a opção "Verificação em duas etapas", é necessário ativar esta opção no painel de controle
4. Na página "Verificação em duas etapas" carregada, clique em "Primeiros passos";
5. Na página carregada, insira sua senha novamente;
6. Insira o número de telefone com o DDD que deseja utilizar;
Obs.: O Google usará este número para enviar códigos de verificação para você. Não use um número do Google Voice. Podem ser cobradas tarifas padrão para o envio de mensagens e dados.
7. Agora escolha como deseja receber os códigos;
Obs.: Recomendamos que seja marcada a opção "Mensagem de texto" (SMS).
8. Clique em "Próxima"
9. Insira o código de verificação que foi enviado para o número que você informou no passo anterior;
Obs.: Caso não tenha recebido o código clique em "Reenviar".
10. Clique em "Próxima";
11. Clique em "Ativar";
Pronto! A partir de agora todas as vezes que você realizar o login em sua conta, será enviado um código para o celular cadastrado por você.