A verificação em duas etapas acrescenta uma camada extra de segurança à sua Conta do Google, reduzindo drasticamente a possibilidade de suas informações pessoais serem roubadas por outra pessoa. Para invadir uma conta com a verificação em duas etapas, as pessoas mal-intencionadas teriam não apenas que saber sua senha e seu nome de usuário, mas também teriam que estar com seu smartphone ou sua chave de segurança. A verificação em duas em que é enviado um código de verificação via SMS ou chamada telefônica é a padrão, porém você também pode configurar outras formas de verificação, como o uso do aplicativo do Google Authenticator, o pop-up do Google, solicitando que você conceda ou negue o acesso à conta, ou até mesmo uma chave de segurança (FIDO U2F).
Quais os tipos de autenticação em duas etapas os usuários podem configurar
Código de Verificação via SMS ou chamada telefônica
Código de verificação pelo aplicativo Google Authenticator: Um Android, BlackBerry, ou dispositivos iOS (iPhone, iPod Touch ou iPad com iOS 5.0 ou posterior). Estes dispositivos usam o aplicativo para gerar o código de verificação;
Solicitação do Google: Um Android atualizado ou iPhone (5S ou posterior) com o aplicativo do Google instalado. Receba uma solicitação do Google no seu smartphone e toque em "Sim" para fazer login.
Utilizar uma Chave de Segurança
Obs: A verificação em duas etapas não pode ser usada para contas que usam um serviço SAML de logon único (SSO). Consulte o Serviço SAML de SSO para o G Suite.
Para ativar a autenticação em duas etapas
1. No menu de aplicativo do Google, selecione "Conta";
2. Clique na opção "Segurança";
3. Em "Como fazer login no Google", clique em "Verificação em duas etapas";
Obs.: Caso não apareça a opção "Verificação em duas etapas", é necessário ativar esta opção no painel de controle
4. Na página "Verificação em duas etapas" carregada, clique em "Primeiros passos";
5. Na página carregada, insira sua senha novamente;
6. Insira o número de telefone com o DDD que deseja utilizar;
Obs.: O Google usará este número para enviar códigos de verificação para você. Não use um número do Google Voice. Podem ser cobradas tarifas padrão para o envio de mensagens e dados.
7. Agora escolha como deseja receber os códigos;
Obs.: Recomendamos que seja marcada a opção "Mensagem de texto" (SMS).
8. Clique em "Próxima"
9. Insira o código de verificação que foi enviado para o número que você informou no passo anterior;
Obs.: Caso não tenha recebido o código clique em "Reenviar".
10. Clique em "Próxima";
11. Clique em "Ativar";
Pronto! A partir de agora todas as vezes que você realizar o login em sua conta, será enviado um código para o celular cadastrado por você.
Para configurar os outros tipos de verificação em duas etapas
→ App Google Authenticator
1. Siga os passos acima (1 à 3);
2. Em "Verificação segunda etapa", localize "App Google Autenticador";
3. Clique em "Configurar";
4. Selecione o tipo de smartphone que você possui e clique em "Próxima";
5. Agora siga os passos indicados para configurar o Google Authenticator. Após terminar, clique em "Próxima";
6. Digite o código de 6 dígitos que é mostrado no Google Authenticator e clique em "Confirmar";
Pronto! Agora, todas as vezes que você realizar o login em sua conta, poderá utilizar o aplicativo do Google Authenticator para obter o código de verificação.
→ Solicitação do Google
1. Siga os passos acima (1 à 3);
2. Em "Configurar segunda etapa alternativa", localize "Solicitação do Google";
3. Clique em "Adicionar telefone";
4. No pop-up aberto, clique em "Primeiros passos";
5. Siga as instruções para configurar o seu smartphone;
6. Após configurar seu smartphone, clique em "Clique aqui para tentar novamente" e clique em "Próxima";
7. Agora faça um teste, desbloqueie seu telefone e toque em "Sim" na solicitação do Google para continuar;
Pronto! Agora todas as vezes que você realizar o login em sua conta, será solicitado pelo Google para conceder ou negar o acesso à conta.
Obs.: Caso você acesse sua conta G Suite usando os aplicativos "Mail, "Google Agenda" ou "Contatos" em seu iPhone, iPad ou Mac, "Mail" em seu BlackBerry ou Windows Phone, é necessário reconectar os aplicativos a sua conta do Google, gerando uma "Senha de App".
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