Criar regra de encaminhamento (Compliance de Conteúdo)

Criar regra de encaminhamento (Compliance de Conteúdo)

Através do painel de controle é possível criar uma regra para que todos os e-mails recebidos por um determinado usuário também cheguem para outro endereço. É importante destacar que apenas e-mails recebidos após a configuração da regra serão encaminhados.

 

1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:

  • Acesse painel de controle através da URL admin.google.com, em seguida se autenticar com login e senha;

  • No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";


  • No menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";


2. Selecione "Apps";


3. E depois "Google Workspace";


3. Clique em "Gmail";

 


 4. E depois role até o fim da página e clique em "Compliance";


5. Do lado esquerdo, selecione a organização na qual deseja criar a regra (a unidade organizacional onde o usuário que vá ser afetado faça parte);

  

6. Procure a seção "Compliance do conteúdo" e clique em "Configurar";



7. Dê um nome à sua configuração;


8. No Item "1" marque as opções desejadas;



Obs.: As opções acima significam:

 

  • Recebidas: Mensagens recebidas pelos usuários de remetentes situados fora do conjunto de domínios associados à sua empresa ou organização;
     

  • Enviadas: Mensagens enviadas pelos usuários a destinatários situados fora do conjunto de domínios associados à sua empresa ou organização;
     

  • Interno - enviando: Mensagens enviadas pelos usuários a destinatários situados dentro do conjunto de domínios associados à sua empresa ou organização;
     

  • Interno - recebendo: Mensagens recebidas pelos usuários dos remetentes situados dentro do conjunto de domínios associados à sua empresa ou organização.
     


9. No item "2" mantenha a opção "Se qualquer uma das seguintes coincidir com a mensagem". Clique em "Adicionar" e selecione "Correspondência de conteúdo avançado";



  • Após clicar em “Adicionar”, clique em “Correspondência de conteúdo avançado”;



10. Em "Local" selecione "Qualquer destinatário do envelope";


 

11. Em "Tipo de correspondência" selecione "Contém texto";



12. Em "Conteúdo" digite o e-mail completo a ser encaminhado, no nosso exemplo: shawn.james@demo.safetec.com.br;


 





















13. Clique em "Salvar";

 


14. No item "3", mantenha a opção “Modificar a mensagem” e vá até a seção "Entregar também a", marque a caixa de seleção "Adicionar mais destinatários";

 

15. Em "Destinatários", clique em "Adicionar" e em "Endereço do destinatário" coloque o e-mail de quem receberá o encaminhamento, no nosso exemplo, alex.liberato@demo.safetec.com.br. Clique em "Salvar";

 


Obs.: Você pode adicionar mais de um destinatário que irá receber os emails. Para isso basta clicar em "Adicionar" novamente após salvar.



16. Clique em "Salvar".

 



Obs.: Esse tipo de regra leva até um hora para ser replicada a todos os usuários.