A Central de segurança mostra informações e análises avançadas para você ter mais visibilidade e controle sobre os problemas de segurança que afetam seu domínio.
Edições compatíveis com este recurso: Frontline Standard; Enterprise Standard e Enterprise Plus; Education Standard e Education Plus; Enterprise Essentials Plus.
Ela usa todas as configurações avançadas do Google Admin Console para mostrar seus dados de segurança em relatórios criteriosos e personalizáveis. Os administradores também podem monitorar as configurações do Google Admin Console na página de integridade da segurança. Além disso, eles podem usar a ferramenta de investigação de segurança para identificar, filtrar e resolver problemas de segurança e privacidade no seu domínio.
1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
Acesse a URL admin.google.com;
No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
No menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";
2. Clique no “Menu principal” . Localize e clique em "Segurança" e em seguida clique em “Central de segurança”;
Você poderá ver as seguintes funcionalidades:
Painel de Controle
No Painel de controle você tem uma visão geral dos dados de vários relatórios da Central de segurança. Os relatórios e gráficos exibidos dependem do tipo de Conta do Google gerenciada. Veja mais detalhes em sobre o painel de controle.
Você poderá alterar os filtros de pesquisa dos gráficos e relatórios;
Nos gráficos, poderá clicar na opção de “Ver relatório” no canto inferior direito de qualquer painel para ver mais detalhes;
Você poderá exportar a planilha clicando em “Exportar planilha”;
Dependendo do relatório que desejar ver, poderá verificar mais informações relacionadas, além do relatório em si na mesma aba, após clicar em “Ver relatório”, abaixo do relatório.
Ferramenta de investigação
Você pode usar a ferramenta de investigação de segurança para ver a atividade dos usuários e dos administradores na sua organização e realizar ações com base nos resultados da pesquisa. É possível usar as informações para rastrear usuários e administradores e manter a segurança.
Poderá ver mais informações neste link.
Poderá alterar a origem dos dados que deseja ver, clicando na seguinte caixa:
Além de ver as informações que deseja, poderá criar alertas clicando em “Criar regra de atividade”.
Para criar o alerta, siga o seguinte passo a passo, caso não queira criar o alerta, pule para a etapa de “Integridade da segurança”:
Clique em:
Dê um nome ao alerta em “Nome da regra” e poderá colocar, opcionalmente, uma descrição. Depois disso, clique em “Próxima: Ver condições”;
Poderá escolher a origem dos dados para o alerta, clicando na seguinte caixa:
Poderá adicionar um filtro em “Filtrar” e em seguida clicando em “Adicionar um filtro”;
Em “Criador de condições”, você poderá adicionar a condição da regra em “Adicionar condição” com base no que deseja;
Ao clicar em “Adicionar condição”, escolha o atributo, após selecionar o atributo, escolha um operador e digite ou selecione qual seria o atributo que escolheu;
Em seguida, clique em “Próximo: Adicionar ações”;
Especifique as ações automatizadas e com que frequência a regra deve ser usada. Você pode criar vários limites e várias ações por limite;
Em “Visualização”, você poderá verificar o que ocorreu durante o período selecionado, exemplo: “Intervalo de 24 horas”;
Abaixo, em “Limite”, poderá selecionar um limite em um determinado período, e caso atinja a contagem selecionada, uma ação irá ocorrer;
Caso queira mudar o período para ativar uma determinada ação, poderá selecionar o período clicando em “A cada 24 horas” e aparecerá outra opção de período;
Caso deseje, poderá alterar a contagem para que, caso chegue a contagem que você colocar, a ação que iremos selecionar aconteça;
Após isso, poderá selecionar a ação que ocorrerá, caso o período que você selecionou a contagem que adicionou atinja. Caso queira mais de uma ação, poderá clicar em “Adicionar ação”
Após isso, selecione um nível de gravidade de acordo com as necessidades da empresa;
Caso queira, poderá clicar em “Enviar para a Central de alertas”. Recomendamos ativar essa configuração;
Poderá também clicar em “Enviar notificações por e-mail” para os superadministradores do domínio e/ou para algum outro usuário (apenas escrever o nome ou e-mail no campo abaixo de "Adicionar destinatários ao e-mail"), lembrando que você pode adicionar mais de um destinatário, basta escrever o nome ou e-mail, selecionar o usuário em questão e depois escrever os outros;
3. Após fazer as alterações que deseja, clique em “Próximo: Revisar”;
Poderá revisar o que selecionou anteriormente e também selecionar o status da regra de acordo com suas necessidades;
4. Após finalizar, clique em “Criar regra”;
Integridade da segurança
Na página de integridade da segurança, é possível verificar o status de configurações. você tem mais visibilidade das configurações do Admin Console, para entender e gerenciar melhor os possíveis riscos de segurança.
Você poderá adicionar um filtro para pesquisar o que deseja com mais facilidade, clicando em “Adicionar um filtro”;
É possível ver em quantas unidades organizacionais uma configuração está ativada ou desativada;
Ao clicar no linha azul de “Unidade organizacional”, poderá ver quais são as unidades organizacionais que o sistema está se referindo;
Dependendo do status da configuração, para verificar a recomendação clique no ícone no fim da linha de cor cinza, ou exibirá uma caixa de seleção verde para indicar uma configuração segura. Clique nos ícones cinza para ver mais detalhes e instruções;
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