Como administrador, você pode bloquear endereços de e-mail ou domínios inteiros para evitar spam e e-mails maliciosos. Dessa forma, você rejeita automaticamente as mensagens dessas origens. Esse bloqueio vai além da proteção comum contra vírus e spam que sua organização tem ao usar o Gmail.
1. Acesse o Admin Console, de uma destas três maneiras:
Acesse a URL admin.google.com;
No Gmail, clique na engrenagem no canto superior direito e depois em "Gerenciar esta organização";
No menu de aplicativos do Google, role o scroll para baixo e selecione a opção "Administrador";
2. Ao acessar o painel de controle, vá para o “Menu principal” do lado esquerdo e clique em “Apps”;
3. Em seguida, clique em “Google Workspace” e nas opções que apareceram, clique em “Gmail”;
4. Na página que apareceu, role para baixo e clique na seção de “Spam, phishing e malware”;
5. Role até “Remetentes bloqueados” e escolha uma das seguintes opções:
Se esta for a primeira vez que você bloqueia mensagens, clique em Configurar.
Para editar uma configuração, clique em Editar ao lado dela.
Para criar uma nova configuração, clique em Adicionar outra regra.
6. Na aba “Adicionar configuração”, edite ou digite um nome ou uma descrição que aparecerá no resumo da configuração em “Remetentes bloqueados”;
7. Em “Adicione endereços ou domínios cujas mensagens você quer rejeitar automaticamente”, escolha uma destas opções:
Clique em “Usar lista já existente”, selecione uma ou mais listas e feche a caixa “Selecionar listas de endereços”.
Clique em “Criar ou editar lista";
Em seguida, role para baixo e clique em “Adicionar lista de endereços bloqueados” ou “Editar.”
Dê um nome a sua lista de endereços;
Adicione e edite endereços e clique em “Salvar”.
Em seguida, volte para “Adicionar configuração” ou “Editar configuração” na guia original;
8. Após adicionar uma lista, você tem a opção de adicionar um aviso de rejeição em “Editar o aviso de rejeição padrão”;
9. Em “Opções”, poderá selecionar a opção de “Ignorar esta configuração para mensagens recebidas de endereços ou domínios dentro destas listas de remetentes aprovados.” e adicionar uma lista já existente em “Usar lista existente” ou “Criar ou editar lista” para remetentes aprovados, e siga as instruções acima nesta página para adicionar os endereços ou os domínios;
10. Clique em “Salvar”;