O Gmail conta com um recurso exclusivo que, quando configurado, permite acessar o correio eletrônico sem se conectar à Internet. Você pode inclusive redigir um e-mail e colocar para enviar, logicamente que eles não são enviados de imediato, mas quando você estiver conectado novamente a internet, ele vai enviar de forma automática todos os e-mails.

O recurso está restrito a usuários do Google Chrome. Siga os passos abaixo para configurar seu Gmail Offline:


1.  Você pode realizar download do Google Chrome clicando aqui. Você encontrará o download para os sistemas Windows, Linux e Mac OS X;

 

2. Acesse o Gmail. Preencha seu e-mail e sua senha de login;


3. Clique no ícone de engrenagem  na parte superior direita e selecione "Ver todas as configurações". Ou clique nesse link;

 

4. Siga até a aba de "Off-line" e marque a caixa de marcação a esquerda de "Ativar e-mail off-line";

 

5. Após ativar a "Ativar e-mail off-line", novas informações vão ser mostradas na tela;

 

  • Armazenamento: Mostra quanto espaço o Gmail off-line vai consumir no armazenamento local da máquina. As informações ficam salvas no cache do navegador.

 

  • Configurações de sincronização: Selecione a quantidade de últimos dias que o Gmail off-line deve armazenar (7, 30 ou 90 dias).

Obs.: Marque a caixa de marcação ao lado de "Fazer download de anexos", caso queira que o anexos das mensagens também seja baixado para o Gmail off-line. 

  • Segurança: A primeira opção da aba de "Segurança", "Manter dados após off-line no computador" permite que os dados armazenados no dispositivo não sejam excluídos após sair da Conta Google. Dessa forma, para excluir as informações da conta do dispositivo, é necessário desativar o Gmail off-line e salvar as alterações.
    A segunda opção da aba de "Segurança", "Remover os dados off-line do computador" garante que os dados sejam excluídos automaticamente após sair da Conta Google. Porém, ao fazer login novamente, a sincronização dos dados pode demorar algumas horas.

Dica: Escolha a opção que melhor se adeque ao seu cenário. Caso sua máquina seja de acesso e uso exclusivo seu, escolha a primeira opção na aba de segurança. Caso contrário, é recomendado que escolha a segunda opção da aba de segurança.

 

6. Após selecionar as opções corretamente, clique em "Salvar alterações";

 

Para que o Gmail off-line funcione, é necessário abrir o Gmail antes de ficar off-line. Assim, quando você enviar e-mails off-line, eles vão para a pasta "Caixa de saída" e são enviados assim que você ficar on-line.

 

Caso tenha mais de uma conta do Gmail, é necessário fazer login em sua outra conta Gmail e ativar o Gmail Off-line. Caso contrário, o Gmail off-line só irá sincronizar as mensagem da conta Gmail que você estava usando quando ele foi configurado.

 

Com a falta de espaço para o armazenamento, o sincronismo do Gmail off-line pode ser interrompido. Nessa situação, basta acessar as "Configurações" do Gmail, ir até a guia de "Off-line" e na seção "Configurações de sincronização" escolher uma quantidade de dias menor para sincronizar, ou desmarcar a caixa de marcação ao lado de "Fazer download de anexos".

 

Por padrão, o Gmail off-line usa apenas o espaço disponível para o navegador. Isso é, normalmente, apenas uma parte do armazenamento disponível. Dessa forma, o armazenamento mostrado nas configurações do Gmail off-line é menor do que o armazenamento disponível na máquina. Para aumentar o tamanho do armazenamento do Gmail off-line, basta liberar espaço na máquina.


Acesse e cadastre-se no Newsletter de nosso Blog e receba os alertas sobre novidades, dicas, e informações sobre o Google Apps: http://blog.safetec.com.br